DAMDFE, entenda o que é

DAMDFE é o documento auxiliar do manifesto eletrônico, uma representação simplificada do MDF-e para acompanhar o transporte de cargas.

O que é o DAMDFE

O DAMDFE, é o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, e nada mais é que uma representação gráfica resumida do MDF-e. É o documento que acompanhará o transporte da carga, permitindo o acesso ao arquivo do MDF-e autorizado.

Para mais informações sobre o DAMDFE, acesse o site do MDF-e, clicando aqui.

Qual a função do DAMDFE?

A função do DAMDFE é:

Conter a chave numérica com 44 posições para consulta das informações do MDF-e;

Acompanhar o transporte da carga, facilitando o acesso às informações declaradas no XML do MDF-e;

Quando o DAMDFE deve ser impresso?

O DAMDFE deve ser impresso antes de se iniciar o transporte da carga, pois o transporte acobertado por um MDF-e sempre deverá estar acompanhado do DAMDFE correspondente. Não poderá haver divergências entre o MDF-e e sua representação gráfica (DAMDFE), razão pela qual o ideal é que o DAMDFE seja impresso pelo mesmo sistema gerador do MDF-e. Respeitada essa condição, o DAMDFE poderá ser impresso, reimpresso ou copiado, de forma a atender às diversas exigências impostas pela legislação.

Safe ERP é um software de gestão e com ele você poderá emitir DAMDFE de acordo com a legislação vigente.

Se ocorrer extravio do DAMDFE durante o transporte, o que deve ser feito?

O emitente do MDF-e, cujo documento auxiliar foi extraviado, deverá providenciar o envio do arquivo do DAMDFE ao transportador da carga – o que pode ser feito via correio eletrônico (e-mail) – para que seja reimpresso e volte a acompanhar o transporte da carga.

Que tipo de papel o DAMDFE deve ser impresso?

O DAMDFE pode ser impresso em papel comum nas orientações retrato ou paisagem. O papel utilizado deve garantir a legibilidade das informações impressas por, no mínimo, 12 (doze) meses.

O DAMDFE poderá conter tantas páginas quantas forem necessárias para a discriminação da documentação fiscal que relaciona. 

Existe um leiaute específico para o DAMDFE?

Sim, e deve seguir as especificações descritas no Manual de Especificações Técnicas do DAMDFE.

Qual a função do código de barras no DAMDFE?

A impressão do código de barras no DAMDFE tem a finalidade de facilitar e agilizar a captura de dados para consulta nos portais estaduais e no portal nacional do MDF-e. Com a chave de acesso é possível realizar a consulta resumida de um MDF-e e sua situação, bem como visualizar a autorização de uso do mesmo.

Dentre outras finalidades do código, destacam-se o registro do trânsito de mercadorias nos Postos Fiscais e, a critério de cada unidade federada, a disponibilização do arquivo do MDF-e consultado.

O código de barras deverá representar apenas a chave de acesso do MDF-e de 44 posições.

Veja também

Fale Conosco

Rua Vicente Ferrairo, 497
Centro – CEP: 19500-000
Martinópolis / SP

    (18) 3902-6050

Facebook

Instagram

Copyright © Safe Informática Martinópolis Ltda. Me. (Lei 9.610 de 19/02/1998)