Boletos de Cobrança

O Boleto de cobrança é um método muito utilizado no mercado brasileiro, e desperta muitas dúvidas sobre sua utilização. Saiba mais sobre essa forma de pagamento e como ela pode ser útil no controle financeiro.

O que é um boleto de cobrança?

É um instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado por um fornecedor, assim sendo, o boleto de cobrança permite que o emissor do documento, chamado “beneficiário”, receba em sua conta o valor referente ao produto ou serviço.

Quem pode emitir boletos?

Podem ser emitidos tanto por pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, os pré-requisitos básicos para a emissão são apenas ter uma conta bancária e contratar uma carteira de cobrança junto ao banco. Após escolher a carteira mais adequada a suas necessidades os boletos já podem ser emitidos, bastando apenas que a pessoa tenha um sistema emissor de boletos bancários, como o Safe ERP.

O que eu preciso para emitir boletos?

Para pessoas jurídicas, basta ser correntista em um banco e contratar junto a gerência da conta a ativação do serviço. Entretanto, serão cobradas taxas por boleto emitido ou pago, que variam de acordo com o banco e a carteira de cobrança escolhida, e depende de fatores como, por exemplo: porte da empresa, quantidade de clientes, natureza do serviço prestado, e um software gerador de boletos bancários.

Embora a prática de emissão de boletos seja uma prática mais comum entre pessoas jurídicas, pessoas físicas também podem se beneficiar desta forma de recebimento, para isto, basta ter uma conta corrente bancária, contratar a ativação do serviço e um software gerador de boletos bancários.

O Safe ERP é um excelente software gerador de boletos bancários, que pode te ajudar muito na gestão desses documentos.

Quais os tipos de carteira de cobrança existem?

Atualmente existe apenas a carteira de cobrança registrada. Antigamente existia o tipo de carteira sem registro, no entanto, foi descontinuada, pois, era um tipo de boleto muito utilizado por estelionatários para aplicar golpes.

Quais as informações do meu cliente eu preciso para gerar um boleto?

Os dados necessários e obrigatórios para que se possa gerar um boleto bancário são: nome completo, endereço completo e CPF. Estas informações não só são obrigatórias, mas também importantes, pois em caso de não pagamento, o banco envia automaticamente os títulos para protesto. Com o Safe ERP você poderá não só usufruir da geração de boletos, como também um leque de instituições bancárias homologadas, venha conhecer nossos produtos.

Quais cuidados devo ter em relação a um boleto bancário?

Sempre deve-se verificar os dados do “beneficiário”, que devem ser os dados de quem lhe vendeu os produtos ou serviços. Deve verificar também se o logotipo do banco impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao código do banco que conta no início da linha digitável.

Sempre devemos nos atentar ao código de barras impresso no boleto, desconfie caso o código apresente falhas, espaços excessivos entre as barras ou quaisquer outras alterações que impossibilitem o reconhecimento pela leitora. Sempre que tiver dúvidas relacionadas sobre a veracidade de um boleto, entre em contato diretamente com o fornecedor que emitiu o boleto.

Se precisar emitir segundas vias de boletos, acesse sempre diretamente o site do banco que o emitiu. A seguir você encontrará alguns links que irão auxiliá-lo a emitir a segunda via de boletos:

Veja também

Fale Conosco

Rua Vicente Ferrairo, 497
Centro – CEP: 19500-000
Martinópolis / SP

    (18) 3902-6050

Facebook

Instagram

Copyright © Safe Informática Martinópolis Ltda. Me. (Lei 9.610 de 19/02/1998)