DANFE NFC-e, conheça este documento

O DANFE é um documento que acompanha as mercadorias durante o trânsito. Deve ser enviado impresso e tem duas particularidades. Saiba tudo sobre ele neste artigo.

O que é o DANFE NFC-e?

O DANFE NFC-e  é uma representação simplificada da NFC-e, e serve para:

  • Conter a chave de acesso da NFC-e para que se consulte a regularidade da mesma;
  • Conter o código de barras bidimensional da NFC-e (QR-Code), caso queira consultar a regularidade da mesma via smartphone ou tablet;
  • No caso de entrega em domicílio, o documento deve acompanhar a mercadoria em trânsito, fornecendo outras informações básicas sobre a venda (emitente, destinatário, valores, endereço de entrega, etc.);

O documento também deverá ser impresso conforme as especificações técnicas definidas em manual próprio, disponível no Portal da NF-e, clique aqui para acessar.

Em que momento o DANFE NFC-e deve ser impresso?

Deve ser impresso pelo emitente, antes da circulação da mercadoria, na venda presencial ou na entrega em domicílio.

O DANFE NFC-e pode não ser impresso em alguma situação?

Se o adquirente concordar, o documento poderá ter sua impressão substituída pelo envio em formato eletrônico ou pelo envio da chave de acesso do documento fiscal a qual ele se refere.

O detalhe da venda do DANFE NFC-e poderá não ser impresso em alguma situação?

Se o adquirente concordar, o documento poderá ser impresso de forma resumida, sem identificação detalhada das mercadorias adquiridas, conforme especificado no “Manual de Especificações Técnicas do DANFE NFC-e e QR-Code”.

Que tipo de papel o DANFE NFC-e deve ser impresso?

O DANFE pode ser impresso em qualquer tipo de papel, desde que garanta a legibilidade das informações impressas (especialmente o QR-Code), e por no mínimo, 06 (seis) meses.

A largura do papel deve ser no mínimo de 58mm (bobina de papel térmico geralmente utilizada para impressão de comprovante de pagamento com cartão de crédito/débito).

Não há restrições para que se imprima o DANFE NFC-e em outros tamanhos de papéis, como por exemplo, o A4, porém deverá ser impresso conforme as especificações técnicas definidas em manual próprio. Na maioria dos casos, o documento é impresso em bobina de papel térmico com largura de 80mm, padrão já utilizado em equipamentos ECF, possibilitando melhor distribuição das informações e economia de papel.

O que é QR-Code?

O QR-Code é um código de barras bidimensional, que foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, e significa “Código de Resposta Rápida”, devido a capacidade de ser interpretado rapidamente.

Qual a finalidade do QR-Code impresso no DANFE NFC-e?

A impressão do QR-Code no DANFE NFC-e tem a finalidade de facilitar a consulta dos dados do documento fiscal eletrônico pelos consumidores, mediante leitura com o uso de aplicativos de leitor de QR-Code instalado em smartphones ou tablets. Atualmente existem no mercado inúmeros aplicativos gratuitos para smartphones que possibilitam a leitura de QR-Code.

Veja também

Fale Conosco

Rua Vicente Ferrairo, 497
Centro – CEP: 19500-000
Martinópolis / SP

    (18) 3902-6050

Facebook

Instagram

Copyright © Safe Informática Martinópolis Ltda. Me. (Lei 9.610 de 19/02/1998)